sexta-feira, 16 de julho de 2010

Registros das aulas

Dia 1- O que é o Trabalho Técnico Criativo

Conversamos sobre o que seria a proposta do trabalho técnico criativo na formação de um bailarino.

Questões sobre o improvisar: Movimento - Conceitos sobre certo ou errado/ bonito ou feio - Estética, gosto, idiossincrasias (manias ou hobbies), personalidade,limite pessoal, julgamento, travas psicológicas, autonomia, criatividade, expressividade.


Dia 2 - Figurinos

Cada um trouxe o seu e exploramos movimentos que vinham do figurino. Depois tiramos o figurino e estudamos o que ficou de registro no corpo. Conversamos sobre a realização dos exercícios,como foi a experiência para cada um : o que de novo havia surgido?

Surgiu a ideia do blog!


Dia 3- O sensório
Trabalhamos em solos: Percepção do contato do corpo no chão: apoios, pressão, temperatura, textura. E também a forma do corpo nas posições.

Trabalhamos em duplas: Limitando o outro (uma parte do corpo fixa) e depois com braços colados trabalho articular e de fluência). Por último fizemos o exercício de olhos fechados, um criando conduzindo o outro a explorar e perceber o mundo sem os olhos.


Dia 4- Espaço no corpo - composições com o corpo do outro.
Começamos falando do blog. Sua proposta,utilidade, desafios, dúvidas e como se sentir a vontade para "palavrificar" a experiência vivida na dança.

Começamos com um aquecimento e fomos para uma improvisação articular.

Trabalhamos em duplas dois exercícios de manipulação do corpo do outro.
Primeiro no chão, um passivo e o outro mudando suas parte do corpo de posição.
Depois em pé, modelando o corpo do outro, que já não estava tão passivo, tinha que manter a posição que o colega propunha.


Dia 5 - Cinesfera e Corpo sútil.
Começamos com a visualização de alguns pogs e gifs (animações gráficas). Analisamos, fizemos conexões com a dança e falamos de composição a partir de uma limitação....

Trabalho em duplas com o espaço em volta do corpo. Primeiro com a Cinesfera- esfera do movimento. depois com Corpo sútil -contorno do corpo, o mais próximo possível.



Dia 6- Movimento expressivo – Rolamentos

Começamos com uma conversa sobre Movimento expressivo X movimento prático. Falamos também sobre a diferença do movimento na arte e no cotidiano. Teatro e dança.
A representação do mundo , trazer o mundo para a cena. – Teatro
Se inspirar no mundo e multiplicar suas possibilidades no movimento- Dança

Fizemos um alongamento mais forte.

Realizamos exercícios técnicos de rolamentos individualmente:
Um exercício para a qualidade e especificidade do movimento(sem tensões, sem empurrar o chão para rolar, derramar o peso no chão)
Outro de vocabulário: uma parte do corpo iniciando o movimento.
Por último fizemos um trabalho em duplas de ampliação do vocabulário com uma exploração de rolamentos. Um criava obstáculos com seu próprio corpo e o outro tentava continuar em movimento passando pelos obstáculos.


Gente, eu esqueci de alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário