quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Hoje tem lançamento do livro do ENDANÇA no Museu da República!



É hoje gente!
O lançamento do livro ENDANÇA 35 ANOS!
Quinta-feira, dia 20/08, agorinha, às 20h no Museu da República!


O livro conta parte importante da história da dança contemporânea em Brasília e no Brasil!!!







Para quem não conhece o EnDANÇA:

Criado em 1980, por Luís Mendonça e Márcia Duarte, em Brasília! O Grupo EnDança é um dos mais conhecidos e respeitados grupos de dança contemporânea do Brasil. Depois de um período crítico para o país esta nova geração da dança dedica-se às experimentações, à pesquisa de maneiras de expressar-se. Calcado na proposta de pesquisa do movimento, o EnDança traça seu caminho, extrapolando o território do Centro-Oeste e fazendo seu nome no Brasil.


Muito da base do grupo tem a ver com as influências de seu criador, Luís Mendonça, e da convivência e trabalho que ele desenvolveu por quatro anos com o bailarino tcheco Zdnek Hample. Investigações focam dança com ênfase nas possibilidades físicas do corpo em espaços não-convencionais. Começa-se a explorar então a exausatão, as sensações e através de laboratórios que focavam as experiências sensoriais, surgem vivências, reflexões e discussões que sustentam o trabalho do grupo.


As aulas, as experiências individuais dos bailarinos nos laboratórios, somavam-se para a criação da cena. Assim, Luís Mendonça, que assume a pesquisa focada na engenhosidade do movimento, somando os gestos cotidianos às experiências sensoriais, une-se à Márcia Duarte que por sua vez, trazia o feminino para a cena e seu interesse pela construção dramática.Juntos, constrõem os pilares que mantiveram o grupo por 15 anos.


Entre os integrantes destacam-se: Cristina Moura,  Giselle Rodrigues, Eveline Moura, Selma Alves, Viviane Rodrigues e Sérgio Pessanha (iluminador).

Saiba mais sobre a produção do grupo em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário