quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Hoje e amanhã tem dança no Festival Cena Contemporânea no Teatro da Caixa: D’Eux #2 e Gravitè (França)!


D’Eux #2 e Gravitè de Fabrice Lambert (França)

19 e 20 de agosto, às 21h
Teatro da Caixa
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

TEMPO DE DURAÇÃO: 67 min
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Apresentação da performance D’Eux #2 (22 min) no hall do Teatro da CAIXA e, após intervalo de 20min, espetáculo Gravité (25 min), no palco do Teatro.







D’Eux #2 dá sequência aos questionamentos abordados por Fabrice Lambert em D’Eux, que ele apresentou no Rencontres Chorégraphiques Internationales de Seine-Saint Denis, em 2008. O artista inspira-se na obra de Malevitch – especialmente no quadro ‘Quadrado negro sobre fundo branco’ (1913-1915), que consagrou o artista como ícone da arte moderna – para trabalhar o tema da abstração. Utiliza o próprio corpo como matéria e cor, trabalhando o ton sur ton, numa dança que joga com a gravidade, brincando com a percepção e fazendo ressurgir, do corpo do intérprete, as energias que o colocam em movimento.




‘Gravité’ é, ao mesmo tempo, uma instalação e uma coreografia para um corpo apoiado sobre um plano de água de 5 m x 5 m. Luz e som se cruzam constantemente para revelar ao espectador os movimentos mínimos que ocorrem no corpo e na água, constituindo uma unidade, graças a um processo que produz uma imagem gráfica, sem recorrer a uma projeção de vídeo. Com o trabalho, Lambert provoca um sentimento quase hipnótico, de um homem que, parecendo estar imerso na água, caminha e se movimenta sobre ela.




FABRICE LAMBERT – Formado pelo Centre National de Danse Contemporaine d’Angers, funda, em 1996, L’Expérience Harmaat, junto com Yuha-Pekka Marsalo. Atua como intérprete em diferentes companhias até estruturar e assumir a direção de L’Expérience Harmaat, dentro da qual exerce seu trabalho de pesquisa e criação. O local funciona como cruzamento de projetos e linguagens, absorvendo a experiência sobre conceitos do movimento em diversas áreas, como artes plásticas, dança, música, engenharia etc.




D’Eux #2

Concepção e interpretação: Fabrice Lambert

Direção de luz: Ivan Mathis

Direção de som: Marek Havlicek

Produção e difusão: Olivier Stora

Produção: L’Expérience Harmaat

Fabrice Lambert esteve em residência no Centre National de la Danse, em parceria com o Département de la Seine-Saint-Denis. L’Expérience Harmaat é patrocinado por DRAC Île de France, Département de la Seine Saint-Denis e l’Institut Français para turnês internacionais.




Gravité

Concepção, dispositivo e interpretação: Fabrice Lambert

Dispositivo: Guillaume Cousin

Direção de luz: Ivan Mathis

Direção de som: Marek Havlicek

Produção: L’Expérience Harmaat

Coprodução: Le Manège, Scène Nationale de la Roche sur Yon, Scène Nationale de Reims, Festival Uzès Danse, com o apoio da direção regional de cultura da Île-de-France – Ministério da Cultura e da Comunicação da França.




OS ESPETÁCULOS SÃO APRESENTADOS COM APOIO DA EMBAIXADA DA FRANÇA









Veja mais sobre o festival: http://www.cenacontemporanea.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário