Gente, o projeto Zona de Contágio coordenado por Robson Castro e Juliana Veloso Sá está lançando um livro com três artigos sobre a expreiência no projeto! Um dos artigos é de minha autoria : "Palavras ampliadas em paisagens pixeladas na Zona do Contágio - um artigo visual". O livro conta com mais dois artigos, um do sociólogo Edson Farias e a professora e o outro da diretora de teatro Bárbara Tavares dos Santos, as fotos são de Débora Amorim, Alexandra Martins, Emyle Daltro, Julio Mendes, Lidiane Leão e Daniela Paes. No lançamento vai ter uma mesa redonda sobre arte contemporânea.... E os primeiros 150 convidados receberão um livro! Estão todos convidados!!!! É nessa terça-feira, dia 13 ás 19 horas. Adoraria vê-los lá!
Aqui vai informações detalhadas para quem quer saber mais:
O projeto Zona de Contágio
Com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura – da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, ZONA DE CONTÁGIO é um espaço de encontro e criação para artistas por meio de um diálogo multidisciplinar e da exploração das fronteiras entre as diferentes linguagens artísticas. O projeto lançou um edital onde podiam se inscrever grupos compostos por no mínimo 3 artistas de diferentes linguagens artísticas que propusessem um trabalho de criação de autoria compartilhada.
As produções artísticas dos coletivos Imagem e(m) Cena, V.33, Corpos Informáticos, Coletivo de 03 e Teatro da Sacola foram escolhidos e participaram de três encontros com a equipe multidisciplinar composta por Bárbara Tavares, Edson Farias, Lúcia Andrade e Luciana Lara em que todos os grupos entraram em contato e compartilharam seus processos criativos, idéias e pensamentos. Os grupos também participaram da Mostra ZONA DE CONTÁGIO. A mostra envolveu 44 artistas e cada trabalho foi apresentado em 1 Região Administrativa diferente do DF (São Sebastião, Candangolândia, Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Sobradinho).
O livro Zona de Contágio
Composto pelos artigos de Bárbara Tavares, Edson Farias e Luciana Lara, fotos de Débora Amorim e outras cedidas por fotógrafos dos grupos (de Emyle Daltro, Júlio Mendes, Alexandra Martins, Lidiane Leão e Daniela Paes), design de Julio mendes e colaboração de Isabella Veloso, este livro é mais um convite à reflexão proposto pelo Zona de Contágio. As imagens e textos buscam falar livremente da experiência do projeto sem o compromisso com o registro do trabalho e da mostra, mas sim com a interação obtida com essa experiência. É um livro de reflexões-provocações surgidas a partir dos trabalhos dos coletivos inscritos no projeto.
Mais do que trazer à tona os 5 trabalhos apresentados (Nem Todo Azul, Nem Todo Distante do Grupo Imagem e(m) Cena, Espaços Ausentes do Grupo V.33, Encerando a Chuva do Corpos Informáticos, As ridículas cartas de amor que recebemos do Coletivo de 03 e Ninhos do Teatro da Sacola), o livro compõem-se de outras criações. Contagiados, os autores convidados dão vazão a inquietações e questões provocadas pela experiência do diálogo com os coletivos.
No primeiro texto, Bárbara Tavares, diretora de teatro e arte-educadora, analisa quatro processos e resultados cênico-performáticos circunscritos ao Zona de Contágio. A partir daí, a autora problematiza, à luz das teatralidades contemporâneas, questões relacionadas à exploração das fronteiras entre linguagens e os limites da disciplinaridade.
Em seguida, Luciana Lara, professora, coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Cia de Dança Contemporânea, reflete sobre alteridade, diversidade e arte no contexto da experiência e dos conceitos do projeto Zona de Contágio, em uma proposta que ela mesma define como artigo visual, onde a imagem, o texto e seus sentidos se complementam. Além disso, a apropriação de imagens realizadas durante o projeto cria uma nova perspectiva dos universos dos trabalhos apresentados, configurando-se, assim, outra criação artística, uma coreografia das ideias.
Por fim, Edson Farias, professor de Sociologia da Universidade de Brasília, focaliza a situação de transitividade proporcionada pelo contágio como zona liminar de contatos. Para isto, retoma seletivamente lembranças da própria participação no projeto. O que pretende é colocar em questão a experiência de limites ao se estar na fronteira entre ciência e arte.
Com o projeto gráfico de Júlio Mendes e Consultoria de Isabella Veloso, o livro Zona de Contágio é, portanto, composto por diferentes olhares debruçados sobre as experiências artísticas apresentadas. A partir daí, propõe reflexões acerca do fazer artístico, em constante questionamento sobre os limites da arte. E pretende, dessa forma, extrapolar os limites do próprio projeto.
O Evento de Lançamento do Livro e a Mesa Redonda
Está programado uma Mesa Redonda “Zona de Contágio e Diálogos Multidisciplinares – uma perspectiva dos limites na Arte Contemporânea” com os artistas envolvidos no projeto representantes de cada coletivo criador (V.33, Imagem e(m) Cena, Corpos Informáticos, Coletivo de 03 e Teatro da Sacola), a coordenação do projeto Zona de Contágio (Robson Castro e Juliana Sá), Luciana Lara (Coreógrafa da Cia Anti Status Quo) e Lúcia Andrade (Diretora da Faculdade Dulcina de Moraes).
O evento é direcionado aos alunos da Faculdade e aberto ao público. Os primeiros 150 convidados receberão 1 exemplar.
Patrocínio: FAC
Apoio Institucional: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Teatro do Concreto e Organização Cultural Filhos do Beco.
Serviço:
Lançamento do Livro Zona de Contágio e Mesa Redonda “Zona de Contágio e Diálogos Multidisciplinares – uma perspectiva dos limites na Arte Contemporânea.”
Dia/horário: 13/03/2012 - 19h
Local: Teatro da Faculdade Dulcina de Moraes – CONIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário