sexta-feira, 15 de abril de 2011

Um pouco sobre Educação Somática


Falamos sobre educação somática hoje na aula e aí  aqui vai um pouquinho mais sobre esse assunto. A educação somática é fonte de muitos exercícios e princípios que adoto dentro do trabalho que fazemos nas aulas de release tecnique, por isso acho bacana vcs saberem um pouco mais!




A Educação Somática é um campo teórico-prático que reúne diferentes métodos cujo eixo de pesquisa e atuação é o movimento do corpo no espaço como uma via de transformação de desequilíbrios: mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo de uma pessoa. Os métodos de Educação Somática nasceram na Europa e na América do Norte entre os séculos XIX e XX.




O termo somática tem origem na palavra grega soma, que significa corpo vivo. Segundo Hanna (1979), soma é o corpo subjetivo, percebido diretamente em “primeira pessoa”. E corpo é aquilo que se percebe em "terceira pessoa", ou seja, de fora.






FUNDADORES - Métodos de Educação Somática


Destacam-se como métodos de Educação Somática: Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Ginástica Holística, Método Danis Bois, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, Continuum, Somaritmos e algumas correntes do Método Pilates.


Irmgard Bartenieff (1900 † 1981) - Alemã. Bailarina, próxima colaboradora de Rudolf Laban. Criadora do método Bartenieff.


Moshe Feldenkrais (1904 † 1994) - Judeu ucraniano. Doutor em engenharia e primeiro europeu a obter a faixa preta de judô. Vítima de um problema joelho, Moshe começa a desenvolver movimentos que hoje conhecemos como Método Feldenkrais.


Frederick Matthias Alexander (1869 † 1955) - Ator australiano cujo problema de perda de voz o leva a observar em si próprio as relações entre esse sintoma e a maneira como organizava e usava seu corpo. Suas pesquisas resultam no que conhecemos hoje como a Técnica Alexander.


Lily Erhenfried (1896 † 1994) - Judia alemã. Médica e fisioterapeuta, criadora da Ginástica Holística, uma abordagem rigorosa cujos movimentos propostos levam em conta as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas do corpo de forma global onde os participantes experimentam gestos inabituais e complexos que exigem novas respostas neuromusculares.


Joseph Pilates (1880 † 1967) - Atleta alemão, foi feito prisioneiro durante a Primeira Guerra Mundial. Tornou-se enfermeiro e começou a desenvolver junto aos prisioneiros os rudimentos do que hoje conhecemos como o Método Pilates.


Gerda Alexander (1908 † 1994) - Bailarina alemã. Devido a problemas de coração, os médicos desaconselham qualquer esforço físico para ela. Este é um dos motivos pelo qual ela desenvolve exercícios adaptados à sua condição, o que hoje conhecemos como Eutonia.


Bonnie Bainbridge Cohen - Norte-americana. Terapeuta ocupacional criadora do Body-Mind Centering, método de repadronização das conexões entre o corpo e a mente.


Thérèse Bertherat - Fisioterapeuta francesa. Insatisfeita com a visão do corpo-máquina composto de partes distintas, ela faz pesquisas que a conduzem à criação da Antiginástica. Inspirada pelo conceito revolucion á rio de cadeia muscular, desenvolvido por Françoise Mezières, a Antiginástica se caracteriza por ser um trabalho de prevenção praticado em grupo com o uso de bolas, tubos, saquinhos de areia...


Ninoska Gómez - Venezuelana, professora de dança, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Psicomotor. Criadora de Somaritmos, uma abordagem que visa harmonisar os diálogos entre a consciência, o movimento e os processos fisiológicos através do uso de bolas suíças e bambus.




Danis Bois - Osteopata francês. Danis Bois percebe que a atividade interna do corpo pulsa de forma lenta, profunda e em um ritmo de duas vezes por minuto. Esta dinâmica da vitalidade do corpo humano é a base do conceito da Ginástica Sensorial.




Godeliève Denys-Struyf - Nascida no Congo belga, formada em fisioterapia e belas artes. Usou seu talento de retratista para desenhar pacientes e observar semelhanças de postura entre grupos de indivíduos bem como semelhanças a nível psicológico e comportamental relativas aos tipos de postura. A partir destas pesquisas, criou o método que leva seu nome: Método G.D.S.


Emilie Conrad - Judia norte americana. Integrante de uma trupe de dança, Emilie viaja ao Haiti, onde toma contato com uma cultura onde o corpo é vivido de maneira fluida e espontânea. O impacto desse encontro é tal, que Emilie faz pesquisas que a levam a criar Continuum, bem como a teoria das três anatomias.




Texto retirado de http://www.movimentoes.com/page-2p.htm 
Visite o site para saber mais!

Um comentário:

  1. Caros amigos do ASQ,
    desejando receber o recente pequeno artigo que escrevi sobre Educaçao Somatica no contexto da dança, é so me escrever. deborabolsanello@gmail.com
    Agradeço a citaçao de meu site no blog de vocês. Lembro que a Formaçao em Técnicas de Educaçao Somatica se realiza no Rio de Janeiro de junho a agosto 2012. Veja o calendario de www.movimentoes.com

    ResponderExcluir