sábado, 31 de agosto de 2013

Ainda dá hoje ás 20.30 pra assistir o espetáculo de dança de moçambique!!!! Lá no Teatro Paulo Autran do SESC Taguatinga!!!!!



Tempo e Espaço: os Solos da Marrabenta – Painaibra Gabriel Canda (Moçambique)


Foto: Richard Malcolm
28 e 29/08, às 21h, no CCBB – Teatro I
30/08, às 21h, no SESC Gama
31/08, às 20h30, no Teatro Paulo Autran SESC de Taguatinga
Tempo e Espaço: Os Solos da Marrabenta explora uma crise de identidade. Desconstrói representações culturais de um corpo “puro” africano, em particular, o corpo de Moçambique. Desde a independência de Portugal em 1975, Moçambique tem sido uma terra de fendas sociais e políticas que testemunha um modelo comunista inflexível, abrindo gradualmente caminho para uma democracia frágil. A performance explora a ideia do corpo africano hoje: um corpo pós-colonial, plural, que absorveu os ideais de nacionalismo, modernidade, socialismo e liberdade de expressão, o próprio corpo do coreógrafo Panaibra Gabriel Canda.  A obra é acompanhada pelo guitarrista Jorge Domingos, que explora a marrabenta, uma forma musical nascida na década de 1950 a partir da mistura de influências locais e europeias, especialmente a guitarra portuguesa.
Panaibra Gabriel nasceu em Maputo e teve formação artística em teatro, música e dança. Recebeu treinamento avançado em dança contemporânea em Lisboa e começou a desenvolver seus projetos artísticos em 1993. Em 1998, criou o CulturArte, que vem gerando vários projetos artísticos, incluindo criações, showcases e projetos de formação para incentivar um desenvolvimento da cena de dança local. Alguns de seus trabalhos foram premiados em Paris na African Choreographic Meeting / França-2006, além da Suíça, África do Sul e Alemanha.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Coreografia e textos: Panaibra Gabriel
Música: Jorge Domingos
Iluminação: Myers Godwin e Aude Dierkens
Figurino: Mama Africa & Lucia Pinto
Suporte Administrativo: Jeremias Canda
Produção: CulturArte (Maputo).
Co-produção: Sylt Quelle Cultural Award for Southern Africa 2009 – Goethe Institut Johannesburg

Para saber mais sobre o Festival Cena Contemporânea acesse: http://www.cenacontemporanea.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário