quinta-feira, 5 de julho de 2012

Oficinas Cena Contemporânea

Menin@s, O Cena está chegando. Vai ter muita oficina legal. Que tal se inscrever em alguma pelo menos????

Informações sobre as oficinas e programação em http://www.cenacontemporanea.com.br/2012


Atividades Formativas

Inscrição e seleção mediante envio de breve currículo (experiência artística – máximo de 10 linhas – aberto no corpo do email) para oficinas@cenacontemporanea.com.br  até o dia 10/7. É preciso informar no assunto/título do e-mail a oficina que deseja participar. O resultado da seleção será divulgado em 13 de julho e os selecionados serão comunicados por e-mail.

19/07, às 13h30 às 17h30WORKSHOP PARA ATORESBlas Arrese Igor (Argentina)Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 SulA oficina, predominantemente prática, se propõe a ampliar as possibilidades expressivas do corpo do ator como instrumento gerador e multiplicador de sentido. BlasArrese Igor é um dramaturgo, diretor, ator e professor de arte. Trabalhou na Argentina com Daniel Veronese, Grupo Periférico de Objetos, Emilio García Wehbi, Guillermo Arengo e Lola Arias, entre outros. Como diretor e dramaturgo, formou-se com Beatriz Catani, Ruben Szuchmacher, Daniel Veronese e Alexander Tantanian.Vagas: 18Público alvo: Atores e estudantes de teatro

20/07, às 14h às 16hVIDEO-DANÇA – A RELAÇÃO ENTRE A ARTE E A TECNOLOGIAHayde Lachino (México)Restaurante da Praça do Museu Nacional da RepúblicaHayde Lachino fundou e dirigiu as Jornadas Internacionais sobre Videodança – México e foi codiretora do Festival Internacional de Dança e Mídia Eletrônica. Realizadora de vários documentários e curtas-metragens, iIntegrou mostras coletivas de videoarte mexicanas que foram exibidas no Uruguai, Cuba, EUA e Espanha. Produtora executiva de vários espectáculos de multimídia em que também participou também como videoartista. Hayde Lachino é apoiada pelo Centro Multimedia del Centro Nacional de las Artes  (México) para conduzir pesquisas sobre a dança e tecnologia. Realizou junto a Nayeli Benhumea um livro eletrônico sobre videodança apoiado pelo Departamento de Dança da UNAM. Atualmente é membro do grupo de gestão da Rede Sul-Americana de Dança e coordenadora do projeto Mov.Tv.
Vagas: 40Público alvo: Atores e estudantes de teatro e dança, artistas visuais e multimídia, fotógrafos, cineastas e interessados no tema.

20/07, das 14h às 18h e 21/07, das 9h às 17hREM 2.0 – FORMAÇÃO PARA A COLABORAÇÃO CULTURALAdriana Benzaquen – Cultura Senda (Venezuela)Instituto Cervantes – BrasíliaA oficina REM 2.0 busca formar multiplicadores para que tenham conhecimentos em gestão, metodologia de trabalho em rede, produção, sustentabilidade, comunicação e novas tecnologias para promover e apoiar a colaboração cultural na América do Sul. O curso é destinado a artistas, gestores, produtores, jornalistas, coletivos culturais e programadores que vivem na América Latina, interessados em conhecer ferramentas e habilidades para realizar processos de cooperação cultural a nível regional. REM 2.0 é uma iniciativa da Cultura Senda e Rede Sul-Americana de Dança e tem apoio parcial da Fundación Hivos (Holanda) e da AECID (Agência Espanhola de Cooperação Cultural para o Desenvolvimento). Em Brasília o curso será realizado gratuitamente com o apoio do Festival Cena Contemporânea.
Vagas: 30. Recomenda-se que se inscrevam duas pessoas por organização/iniciativa.Publico alvo: Artistas, gestores, produtores, jornalistas, coletivos culturais e programadores que vivem na América Latina.Inscrições: preencher a ficha de inscrição no blogwww.redenmovimiento2.blogspot.com e enviar a  informacionsenda@gmail.com até 16 de julho de 2012.
20/07, às 9h às 12hMASTERCLASS DE DANÇA – DA PULSÃO INTERNA AO MOVIMENTOTino Fernández, coreógrafo e diretor, e Juliana Reyes, dramaturga (Colômbia)Centro de Dança
Foto Zoad Humar
Romper as fronteiras entre a dança e o teatro não é um caminho tão distante quanto parece. Tanto o movimento quanto o texto são os veículos visíveispara comunicar o que não é perceptível aos olhos, e pertencem ao objetivo final da busca cênica que é comover e provocar o espectador.  O objetivo da masterclass é fazer um primeiro contato com algumas ferramentas de trabalho que permitam ao intérprete encontrar suas próprias particularidades e a conexão que existe entre a partitura física e fônica imposta e a sua própria emoção. Tino Fernández é coreógrafo e diretor espanhol, criador da companhia L´Explose. O grupo foi fundado em Paris, em 1991. É uma fundação sem fins lucrativos que tem o objetivo de investigar o campo da dança contemporânea. Transferida para Bogotá, desenvolve um trabalho de criação, pesquisa e difusão artística. Hoje, a companhia é uma das mais importantes da Colômbia, fazendo quatro turnês internacionais por ano, em países da Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos.
Vagas: 30Público alvo: Bailarinos e coreógrafos

21 e 22/07, das 14h às 17h23/07, das 9h às 12h e 14h às 17h24/07, das 14h às 17hLABORATÓRIO RUMOS ITAÚ CULTURAL TEATRO – ENCONTROS DE PESQUISAO ATOR EM TRABALHO DRAMATÚRGICO COLABORATIVOOficinas com Coletivo Angu de Teatro e Grupo BagaceiraSala Multiuso – Espaço Cultural 508 SulAtravés de práticas vivenciadas pelos grupos em suas montagens, o Coletivo Angu de Teatro e o Grupo Bagaceira  põe em foco os fundamentos básicos de dramaturgia e construção cênica. Mostra como a compreensão de certos princípios pode ajudar o ator em processos colaborativos voltados para a criação de um texto cênico. Rumos Itaú Cultural Teatro – Encontros de Pesquisa é um edital nacional de projetos compartilhados entre dois grupos de teatro que trabalhem questões comuns, seja de prática artística, pedagógica, etc. As duplas recebem subsídios do Programa para encontros e estudos.
Vagas: 20Público alvo: Estudantes de teatro.
 
21/7, das 9h às 12hOFICINA IMAGEM E TEATROMagnet Theatre (África do Sul)Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio Santoro
Foto Eric Nathan
A companhia sul-africana Magnet Theatre realiza um workshop de 3 horas que explora as imagens pessoais de cada participante na construção do texto e do espaço teatral. Cada participante é convidado a trazer um objeto ou imagem que evoque fortemente sua noção de “lar”, um conceito muito presente na obra da companhia, que traz aos palcos a historia real de refugiados africanos. Essas imagens serão a base para criar um texto e um espaço cênico pessoal e particular. A oficina é dedicada a jovens profissionais ou estudantes de teatro. Magnet Theatre é uma companhia profissional de teatro físico que atua na África do Sul há mais de 25 anos, tendo criado 25 trabalhos originais, muitos deles premiados. Em 2010, a companhia recebeu a National Fleur du Cap Award for Innovation, o mais importante do teatro sul-africano.
Vagas: 20Público alvo: Atores, bailarinos, coreógrafos e estudantes de teatro e dança.

21 a 23/7, das 10h às 12h
CONEXÕES ENTRE DANÇA DE RUA E DANÇA CONTEMPORÂNEA              
Vanilton Lakka (MG)Centro de Dança
Foto Cristiano Prim
A oficina pretende disponibilizar, num primeiro momento, técnicas e padrões de movimento provenientes de danças da cultura Hip Hop, em diálogo com um universo técnico da dança contemporânea. Num segundo momento, busca aplicar jogos e estruturas de composição como a repetição, a justaposição e a simultaneidade, com o objetivo de apresentar possibilidades de conexões entre técnicas de dança de rua e sua utilização dentro de trabalhos de dança contemporânea. Vanilton Lakka é criador e intérprete, trabalha com produção, criação e pesquisa em dança desde 1991. Apresentou-se e ministrou oficinas em vários países como Alemanha, Venezuela, Suécia, Espanha, Cabo Verde e Cuba.
Vagas: 20 vagasPúblico alvo: Dançarinos de breakdance, dança contemporânea e interessados em estudar possíveis conexões entre eles. 
23 a 26/07, 13h às 18hNOSSA ODISSÉIAThierry Trémouroux e Raquel Karro (Bélgica/Brasil)Departamento de Artes Cênicas – UNB (Universidade de Brasília)
Thierry Trémouroux
Thierry Trémouroux

Ministrado pelo diretor belga Thierry Trémouroux em parceria com a atriz e coreógrafa Raquel Karro, este workshop sobre “construção/desconstrução do ator/personagem” se propõem a investigar o processo criativo a partir do conceito da caminhada, do deslocamento, do percurso, da trajetória. Inspirando-se livremente na longa viagem evocada pelo Homero, vinte artistas (atores, artistas-plásticos, circenses, bailarinos, músicos, cantores, dramaturgos) trocarão experiências a partir de composições e exercícios práticos. Thierry Trémouroux é ator e diretor belga radicado no Brasil, trabalhou durante 15 anos na França ao  lado de artistas como Jean-Claude Carrière  e Yoshi Oïda,  ambos colaboradores de  Peter Brook, de Zygmunt Molik, co-fundador  do Teatro Laboratório de Grotowski e  de Stefano Scribani do Piccolo Teatro  del Milano. No Brasil desde 1994, co-fundou  o grupo l’acte – Atos da Criação Teatral – realizando grandes parcerias com  artistas do teatro contemporâneo da Europa.
Vagas: 20 vagasPúblico alvo: Atores, estudantes de teatro, bailarinos, artistas de circo, videomaker, músicos, cantores e artistas plásticos.
26 a 28/7, das 10h às 14h
DEMOCRACIA – LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CÊNICAGrupo Lagartijas Tiradas al Sol (México)Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 Sul
Foto Andrea López
A democracia é um sonho às vezes distante e inacessível.  O grupo reflete sobre o binômio de representação e representatividade para redescobrir os vínculos pessoais com a política, buscando as diversas relações de poder do sujeito-pessoa-artista. Interessa ao grupo pensar a democracia na medida em que ela estabelece expectativas e demandas. Poderíamos viver de maneira diferente? Que relatos constroem o indivíduo? Sobre que relatos se fundam a nossa sociedade? Sobre que relatos se fundam nossa arte? O grupo Lagartijas Tiradas ao Sol se auto-intituta “uma quadrilha de artistas” convocados por Luisa Pardo e Gabino Rodríguez. Trabalham desde 2003, tendo produzido sete espetáculos. Em 2011, receberam o Prêmio do Público do Festival de Jeunes Compagnies Impatience, organizado pelo Teatro Odéon, de Paris, e o Preisträger ZKB Förderpreis, do Zürcher Theater Spektakel.
Vagas: 12Público alvo: Atores, diretores, dramaturgos e estudantes.
26 e 27/7, das 13h30 às 17h30
ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO – O ESPAÇO URBANO COMO CENÁRIOBiNeural-MonoKultur (Argentina /Alemanha)Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio Santoro
Foto Bineural Monokultur/Divulgação
A oficina tem por objetivo apresentar um breve panorama da relação entre realidade e ficção que vem se apresentando nas artes cênicas nos últimos anos e discutir a conexão entre espaço e performance, aprofundando alguns aspectos da investigação do grupo com sonoridades e dramaturgia. A partir daí será estimulada a produção de um pequeno trabalho prático, em grupo, utilizando um dos métodos apresentados. BiNeural-MonoKultur é um grupo performático fundado em 2004 por Christina Ruf (Alemanha) e Ariel Dávila (Argentina), para investigar formatos artísticos que enfoquem o limite entre a realidade e a ficção. Os processos de investigação são a base dos seus projetos, que se realizam em espaços não convencionais e propõem um cruzamento de diferentes disciplinas como a história e as ciências naturais. Além disso, existe uma busca pelo intercambio com outros artistas para criar uma rede que permita um desenvolvimento contínuo de novas experiências.
Vagas: 15Público alvo: Atores, diretores, dramaturgos e estudantes.
27 e 28/7, das 10h às 13h
WORKSHOP INTENSIVO DE DANÇA CONTEMPORÂNEAIker Gómez – bailarino e coreógrafo (Espanha)Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio Santoro
Foto David González
O workshop será uma mostra do treinamento físico realizado pela companhia Iker Gómez, a partir da ativação do movimento através de alavancas anatômicas. Improvisações a partir da desintegração, explosão, implosão, suspensão, peso, força, volume-relevo, resistência dinâmica, fadiga. Criador, coreógrafo e videomaker, Iker Gómez criou a companhia Teatro Físico em 2007 e desde então já produziu três espetáculos. Em todos, estão presentes a mistura de dança, música ao vivo, teatro, vídeo, com boa dose de humor.
Vagas: 16Público alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança.
28 e 29/7 das 12h às 15h
MASTERCLASS DANÇA E GESTOKoffi Kôkô (Benim)Sala Martins Pena – Teatro Nacional Claudio Santoro
Foto Arnaldo J G Torres
O workshop está concentrado na ideia de que o bailarino deve desenvolver a consciência para o significado simbólico do seu gesto. Koffi Kôkô vai trabalhar sobre três aspectos importantes: o contato dos pés com o solo, a coluna vertebral como ponto inicial para a mobilidade e para o transporte de energia e, por último, o osso esterno como lugar de irradiação de muita energia.  O objetivo é aperfeiçoar o gesto do bailarino treinado e ampliar a potencialidade de expressão através da dança. Koffi Kôkô é um dos iniciadores e mais proeminentes representantes da cena moderna da dança africana. Um artista cuja performance é inesquecível. Nascido no Benim, ainda menino Koffi tomou contato com a religião animista e, a partir disso, desenvolveu interesse artístico pela dança como ritual. Isso acabou se tornando a base de seu trabalho. Já atuou como professor na Europa, África e Estados Unidos.
Vagas: 12Público alvo: Bailarinos e coreógrafos

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