Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea
O Teatro Funarte Plínio Marcos recebe entre os dias 2 e 20 de novembro espetáculos e oficinas da primeira edição brasiliense do projeto.
Novembro na Funarte será o mês da dança. O projeto PARALELO 16 - Mostra de Dança Contemporânea é muito mais que um evento. É uma iniciativa que se consolida articulando importantes ações de qualificação profissional, intercâmbio, circulação do produto cultural e formação de plateias para a dança. Concebido e realizado em três edições em Goiânia gerou desdobramentos importantes e múltiplos, ao mesmo tempo em que criou tradições no cenário cultural daquela capital. A curadoria da mostra é de Vera Bicalho, diretora geral da Quasar Cia de Dança.
Em 2011, o Paralelo 16 dá um salto e realiza pela primeira vez uma edição em Brasília como forma de aproximar as duas cidades no processo de produção e divulgação da dança brasileira. Entre os objetivos do Paralelo 16, ressalta-se as metas voltadas para divulgar a dança como linguagem artística e as ações para formação de público. O projeto promove ainda oficinas e reflexões sobre a dança e o crescente diálogo entre o público e os artistas. É preciso ressaltar a importância de promover o intercâmbio entre a arte produzida em Goiás, Distrito Federal e artistas de outros estados brasileiros como forma de difusão de ideias e práticas.
Deste modo, o evento se constitui como realização de relevante importância cultural. Por se tratar de uma singular mostra de dança, ela foi idealizada para suprir uma demanda por espetáculos de alta qualidade técnica e artística. Os espetáculos selecionados para a mostra são criações de grupos profissionais conhecidos em todo o Brasil e também em países da Europa, América do Sul, América Central e Ásia.
As oficinas serão direcionadas a profissionais da dança, coreógrafos, estudantes e pesquisadores.
O projeto de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos é uma produção da Matéria Primma, uma realização da Funarte e tem o patrocínio da Petrobras e dos Correios e o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Oficinas oferecidas pelo projeto Paralelo 16
Oficina de Dança Contemporânea para bailarinos de técnicas clássicas - Ballet de Londrina - Leonardo Ramos
Oficina de técnicas de movimento - Grupo Tápias - Flávia Tápias
Oficina Fragmentos para muitas danças - Focus Cia de Dança - Alex Neoral
Oficina Linguagem da dança que parte das danças populares brasileiras - Cia Ana Catarina e Angelo Madureira
Oficina Dança Contemporânea - Novo Branco - Cia MN de Dança - Mario Nascimento
Oficina Dança Contemporânea - Quasar Cia de Dança - Marcos Buiati.
Sinopses dos espetáculos que compõem o projeto Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA - Ballet de Londrina (PR)
Ensaio sobre a crueldade
Em seu novo espetáculo “A Sagração da Primavera”, o Ballet de Londrina relê obra fundadora da modernidade e consolida uma linguagem coreográfica própria
Não é necessário mais que um palco nu e um grupo coeso de bailarinos para narrar uma história tão antiga quanto o percurso do homem na Terra. É peculiar da própria natureza, aliás, o ciclo que consome tudo o que é frágil, individual e delicado em prol da força coletiva. A morte é o único caminho possível para o florescimento da vida num mundo que se renova às custas de seu próprio fim. O Ballet de Londrina apropriou-se desse movimento brutal para conceber sua nova montagem. A Sagração da Primavera dá continuidade à pesquisa do coreógrafo Leonardo Ramos sobre a exploração da horizontalidade e de novos eixos de apoio e equilíbrio na locomoção dos bailarinos – característica que já ganhou status de ‘linguagem’ dentro de sua obra e da companhia. “Eu descobri há alguns anos que quando coloco o elenco em pé eu sou convencional. No solo eu consegui expor algo que é novidade até para mim”, afirma Ramos. Outro atributo que se consolida na nova montagem é a utilização de uma obra inspiradora para uma criação coreográfica original. O enredo é relativamente simples: baseada em uma antiga lenda russa, a peça narra a imolação de uma virgem, oferendada aos deuses da primavera em troca da fertilidade da terra. A jovem eleita dança freneticamente até a morte. As inovações, entretanto, residiam na forma de apresentar o ritual pagão ao público.
"SUDESTE" e "TUDO DEPENDE DE COMO VOCÊ ME VÊ PASSAR" - Grupo Tápias (RJ)
SUDESTE
O Sudeste é coração. Talvez cabeça. Ou membros.
Os corpos se esbarram e se amontoam.
Onde se devora o antigo para produzir o novo.
E, sem nostalgia, o passado aponta para o futuro.
É potência, febre, violência.
Lugar de estranhamento e criatividade.
Lugar de onde se fala. Lugar da fala. O que fala.
Exuberante, é onde se deseja estar.
Onde o desejo está.
TUDO DEPENDE DE COMO VOCÊ ME VÊ PASSAR
O trabalho coreografado por Giselle Tápias e Flávia Tápias aborda e desenvolve questionamentos, pensamentos, desejos e lembranças que permeiam e arrebatam o ser humano por toda a sua existência. Quando se fala em passagem se pensa em movimento, suas relações, seus trajetos, seu tempo.
DISTRAÇÃO ESSENCIAL OU A DIFÍCIL TAREFA DE LEMBRAR-SE DE SI MESMO - Cleani Marques Calazans (DF)
Abrir os sentidos para exploração de uma percepção maior sobre si. Inaugurar uma nova visão. Expandir nossa atenção. Como escolhemos perceber nossas experiências de vida? E como conduzi-las? Participamos conscientemente da própria vida ou buscamos distrações para não assumi-la? O Público dentro de um universo de percepção, conduzidos por orientações que aguçam a lembrança em si mesmo. Experiência, participação - num espaço cênico compartilhado, onde intérprete, espectador e encenador se misturam trazendo a boca de cena, cada qual a sua maneira, um espetáculo próprio de si mesmo. No seu terceiro trabalho independente, a diretora do espetáculo solo Cleani Marques Calazans contou com pesquisas nas áreas da neurociência, neuropsicologia, filosofia gurdejjfiana, teatro brechtiano e estudos de Klauss Vianna, bem como outros, para desenvolvê-lo.
IMPAR - Cia Focus (RJ)
No espetáculo, uma história é criada. Cada um de seus personagens tem seus trajetos devidamente demarcados, e cada um ali se torna também responsável pelo momento do outro. Em ÍMPAR, os sete bailarinos passam por texturas de movimentos distintas, que são essenciais para identificar que tudo está em constante transformação. Porém essa narrativa aparece fragmentada, dividida em nove cenas, que foram embaralhadas e estão fora de sua ordem cronológica. Instaura-se assim um quebra-cabeça de movimento, onde o trabalho joga com a memória e a percepção do público. Coreografia e direção de Alex Neoral.
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA com Ângelo Madureira e Ana Catarina (SP)
O nome científico da formiga traz discussão e questionamento sobre o fazer artístico, fala de liberdade, brinca com a percepção do público. O quinto trabalho realizado pela dupla, que iniciou parceria em 2000, aborda o universo das danças populares que é terreno fértil para o desenvolvimento da linguagem própria dessa dupla de intérpretes-criadores. Direção de Fernando Faro.
ESCAPADA - Cia MN (MG)
Escapa é a fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. É o homem sem saída `a procura de um outro lugar. É fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. Escapada é o carona que não sabe para onde vai. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga. Coreografia, concepção e direção de Mário Nascimento.
CÉU DA BOCA - Quasar Cia de Dança (GO)
As leis físicas e as teorias evolucionistas serviram de ponto de partida para a criação de Céu na Boca, da Quasar Cia de Dança. O trabalho discute a relação entre o paraíso que se deseja e a realidade que nos é oferecida, concluindo que melhor mesmo é tirar proveito da vida como ela é. Assim, os oito bailarinos da companhia goiana trazem para o palco uma série de antíteses próprias da existência humana, criando paralelos entre o céu (como lugar ideal, mas inatingível) e a boca (metáfora para a realidade palpável). Humor e drama, movimento e não-movimento, música eletrônica contemporânea e o instrumental dos anos 50 são outros paradoxos presentes na obra. Coreografia e direção artística de Henrique Rodovalho.
Informações: 32023277
email: ocupacaofunarte2011@gmail.com
Inscrições pelo site www.ocupacaofunarte2011.com.br
Programação - PARALELO 16
02/11 - Quarta - 14h
Oficina Ballet de Londrina
03/11 - Quinta - 21h
Espetáculo: A Sagração da Primavera
04/11 - Sexta
14h
Oficina de Dança – Flávia Tápias
21h
Espetáculo: A Sagração da Primavera
05/11 - Sábado - 21h
Espetáculos - Sudeste e Tudo depende de como você me vê passar - Tápias / Dança
06/11- Domingo - 20h
Espetáculo - Distração essencial ou a difícil tarefa de lembrar-se de si mesmo
09/11 - Quarta - 14h
Oficina com Focus Cia de Dança
10/11 - Quinta - 21h
Espetáculo - Ímpar
11/11 - Sexta
14h
Oficina de Dança – Angelo Madureira e Ana Catarina
21h
Espetáculo - Ímpar
12/11 - Sábado - 21h
Espetáculo - O Nome Científico da Formiga
13/11 - Domingo - 20h
Espetáculo - O Nome Científico da Formiga
17/11 - Quinta - 21h
Espetáculo - Escapada
18/11 - Sexta
14h
Oficina com a Cia MN de Dança
21h
Espetáculo - Escapada
19/11 - Sábado
10h
Oficina com a Quasar Cia de Dança
21h
Espetáculo - Céu na Boca
20/11 - Domingo - 20h
Espetáculo - Céu na Boca
Sobre as oficinas
Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea
Oficina de Dança Contemporânea para bailarinos de técnicas clássicas - Ballet de Londrina - Leonardo Ramos
Leonardo Ramos, coreógrafo e diretor de bailarinos do Ballet de Londrina irá ministrar oficina de dança contemporânea gratuita, promovida pelo Paralelo 16º- Mostra de dança Contemporânea - “Oficina de Dança Contemporânea para Bailarinos de Técnicas Clássicas”. Serão propostas dinâmicas de preparação corporal para a execução de uma proposta de movimento cuja pesquisa se baseia em dois focos: utilização do corpo na sua integralidade e exploração da força se contrapondo à gravidade, buscando a diferenciação do movimento no espaço, o deslocamento do eixo vertical.
Eixos Principais:
- Preparação corporal e pesquisa de movimentos com utilização do corpo na sua integralidade, possibilitando ao bailarino uma melhor utilização de seu potencial perceptivo, sensorial e motor;
- Exploração da força corporal se contrapondo á gravidade e o deslocamento do eixo vertical;
- Buscar o contato com o pensamento contemporâneo através da pluralidade de estéticas corporais e abordagens de composição.
Oficina de técnicas de movimento - Grupo Tápias - Flávia Tápias
Considerando que “O homem existe no próprio corpo”*, pode-se tomar diversas interpretações. Será abordado neste workshop, desde a interpretação que cada indivíduo faz do próprio corpo (percepção), às interpretações a serviço das quais ele o coloca. Esta oficina tem como objetivo geral aprofundar o trabalho de preparação do intérprete, utilizando princípios de técnicas de base da linguagem específica do movimento, através de conteúdos como consciência corporal, uso das articulações, coordenação , energia e qualidades de movimento, dentro da Metodologia de ensino Tapias, desenvolvida por Giselle Tapias.
Oficina Fragmentos para muitas danças - Focus Cia de Dança - Alex Neoral
A oficina oferece dividir com os interessados, movimentos, métodos de composição, sensações e vivências que serviram como impulsos criativos para as principais obras da FOCUS CIA DE DANÇA, coreografadas por Alex Neoral. A aula mescla preparação técnica, trabalho de frases de movimento no solo, jogos de improvisação, composições coreográficas. Possibilita que o aluno experiencie dinâmicas e sensações distintas de movimentos, podendo assim encontrar afinidades e desafiar suas dificuldades. Uma oficina para qualquer pessoa que deseja encontrar sua própria dança. Público alvo: estudantes de dança intermediário/adiantado.
Oficina Linguagem da dança que parte das danças populares brasileiras - Cia Ana Catarina e Angelo Madureira
Esta oficina tem como objetivo a vivência e a prática dos procedimentos de pesquisa de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, utilizando como ponto de partida suas referências nos processos de construção dos espetáculos do grupo buscando um entendimento teórico-prático da dança que a dupla vem desenvolvendo. Esta oficina está destinada à troca de conhecimentos, estimulando oportunidades que se realizam através de praticas de dança, estudos teóricos e conversas, possibilitando encontros e trocas com artistas, professores, alunos e pesquisadores locais. Para dar continuidade ao workshop é apresentado algumas possibilidades de práticas realizadas durante os processos de criação dos espetáculos, utilizando procedimentos já realizados em um sistema de reciclagem dos movimentos buscando outras formas e outros significados para os movimentos que tiveram como ponto de partida as danças populares brasileiras. Utilizando do acervo de fotografias dos procedimentos de pesquisa do grupo, os participantes deverão assimilar as informações para depois tentarem reproduzi-las instantaneamente, do modo como o seu corpo é capaz de fazer naquele momento. A participação é voluntária e interativa. O objetivo do trabalho é despertar o público para a dança, pois rapidamente eles se vêm realizando movimentos de dança a partir daquelas imagens, proporcionando ao publico a inclusão no processo artístico, contribuindo para a compreensão sobre o que significa processo de pesquisa em dança contemporânea.
Oficina Dança Contemporânea - Novo Branco - Cia MN de Dança - Mario Nascimento
A oficina propõe a aplicação do código de movimento da Cia. Mário Nascimento como preparação corporal inicial aos participantes. A partir dessa vivência, o exercício de partituras já construídas e também a incorporação de comandos direcionados ao desenvolvimento de construções físicas mais instantâneas. A oficina de dança é destinada a bailarinos, artistas e pessoas que busquem o aprendizado e aperfeiçoamento em dança contemporânea.
Oficina Dança Contemporânea - Quasar Cia de Dança - Marcos Buiati.
A oficina, promovida pelo Paralelo 16º- Mostra de dança Contemporânea, visa oferecer um olhar sobre a relação entre corpo e suas aplicações espaciais, contextualizando-o numa abordagem técnica, noções de peso, eixo, impulso e fluxo. Este olhar conjuga três pontos, a saber: um investimento no trabalho de chão, a relação do corpo no espaço junto aos princípios da consciência do movimento e a experimentação das qualidades dinâmicas do movimento trazendo à tona a percepção das sensações para a preparação cênica. Utilizando o trabalho de conscientização do movimento, proporciona ao bailarino uma maior percepção das estruturas óssea e muscular, bem como o funcionamento das articulações - elementos fundamentais para a preparação cênica. Como resultado, e guiado pelo movimento, o aluno apropria de seu território, o corpo, reconhecendo o movimento dentro de um saber próprio.
Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea
Horário: Ver Programação
Local: Complexo Cultural Funarte
Endereço: Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural
Telefone: 33222019
Preço: Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
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