terça-feira, 8 de novembro de 2011

Impressões de Guia de ideias correlatas do Cena 11

Mais um pouquinho de Cena 11. Vcs aguentam?

Foi tão rica a discussão!!!!

Me permitam registrar algumas impressões/relatos sobre o espetáculo que serviram para muita discussão de ótima qualidade e delícia de reflexão e aprendizado sob o olhar do outro! E de como formamos nosso olhar! Tanto na turma de segunda e quarta quanto na de terça e quinta e sexta! E aqui ainda vai um vídeo do espetáculo que achei na internet para quem não viu o espetáculo e ficar registrado aqui no nosso blog!!!!

Frases:

"Não foi mais uma espécie de circo de horrores do que um espetáculo de dança?"

" O corpo como materialidade não idealizado incomoda! Para achar a beleza é preciso criar ilusão? Tenho achado tanta beleza no real"

"O espetáculo mostra que o corpo é muito, mas muito mais!"

"A natureza da reflexão não é óbvia, por isso talvez o texto não tenha deixado o espetáculo tão didático, no sentido do didático ruim"

"Qual o problema de ser óbvio? Porque tudo tem que ser não óbvio?"

"A reflexão sobre o corpo é a dramaturgia. Sem o texto o espetáculo não acontece. Quem não leu perdeu."

"Meu lado estudante de dança contemporânea adorou, mas meu lado espectador detestou o espetáculo"

"Não consigo entender como as pessoas não veem arte naquilo, então onde está a arte?"

"Na dança contemporânea ou as pessoas detestam porque não entendem nada ou quando entendem não gostam porque é óbvio ou é muita viagem. A verdade é que as pessoas não sabem gostar da dança contemporânea"

"Foi a primeira vez que vi um espetáculo do Cena 11 e adorei. Não ter assistido ou espetáculos anteriores não me atrapalhou a apreciar esse espetáculo apesar dele falar e citar os outros"

" Eu ainda não sei se gostei. Mas saí extremamente tocada, tensa , tive dificuldade para dormir"

"Me senti dentro do espetáculo. Fazendo parte do grupo, participando das relexões como se estivesse no ensaio com os bailarinos e o coreógrafo participando da criação"

"Assisti também muito a platéia. Foi incrível ver a reação das pessoas"

"Poesia com cara de ciência. Os textos na verdade eram tão poéticos"

"Assisti no domingo e até hoje acordo com o Cena 11 na minha cabeça"

" A linearidade parecia proposital, anti climax, para que o espectador estivesse zerado a cada pressuposto e a cada idéia que ia começar a ser desenvolvida, por isso não achei chato."

"Foi tudo tão diferente. Um mundo novo..."




3 comentários:

  1. realmente é um espetáculo pra ótimas discussões... ainda estou em estado suspensão depois de ter visto guia de ideias correlatas.

    ResponderExcluir
  2. Já conversei com amigos que viram e odiaram! kkkkkk Uma amiga e a avó detestaram, e eu fiquei tentando explicar o porquê de eu ter gostado... elas não entendiam! Falas:
    "vc pagaria 50 reais p ver uma coisa que te deixa tensa?"
    "n gostei pq os movimentos eram sempre os mesmos p corpo vudu e corpo outra coisa"
    "a gordinha entrou mas n fez nada!"
    "ai horrível! pesado, o corpo se machucando!"

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Eu até entendo que as pessoas estejam cansadas das imagens violentas na TV, que elas trabalham muito 8, 12 horas por dia, muitas vezes em trabalhos que não gostam, submetidas a constante pressão de serem substituídas por alguém mais jovem ou mais "competente e eficaz" ou seja, engajadas num sistema competitivo diariamente... Sem tempo para a família, os amigos e o cuidado pessoal pois o trabalho é o seu ganha pão e assim sua prioridade...Nesse contexto é compreensível que quando as pessoas tem tempo para fazer algo procurem algo para se entorpecerem e esquecerem tudo que tem de ruim na suas vidas... Tudo que as façam distrair do seu cotidiano, para esquecê-lo é realmente muito confortante. A direção para dentro de si que o processo reflexivo aponta e que questiona ou redimensiona a realidade neste contexot é insuportável, doloroso, desconfortante. E aí irônicamente apesar de não gostarem de suas realidades só contribuem para que ela continue sempre a mesma quando fogem daquilo que sacodem suas certezas. O processo de alienação parece acontecer na superfície do olhar que vê só o que está sendo mostrado na casca fina da aparência impedindo qualquer contato com o cerne das questões, o que realmente importa ou seja com a reflexão...

    ResponderExcluir