sábado, 27 de outubro de 2012

Colóquios interessantísimos

CCBB abre espaço com projeto do Coletivo Irmãos Guimarães
CCBB inaugura novo espaço com projeto que contempla várias linguagens artísticas



Ismael Monticelli
Rumor

No dia 1º de novembro, Brasília ganha mais um espaço dedicado à cultura. O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) inaugura a Galeria 3 com o projeto Espaço Entre, concebido pelo Coletivo Irmãos Guimarães. O objetivo do projeto é criar um lugar de convivência, onde diálogos e trocas de experiências sejam as atividades principais.

Serão seis meses de programação intensa desenvolvida no CCBB com ações múltiplas e enriquecedoras, que buscam fomentar uma reflexão sobre a convergência entre linguagens artísticas diversas, além de sensibilizar a comunidade e profissionais para o cenário cultural da capital federal. “O Espaço Entre aborda uma importante função pedagógica ao aproximar criadores e pesquisadores de toda a comunidade, por meio das diversas atividades propostas. As ações contribuirão para a formação de um público participativo além de melhor preparado e mais confortável para ver-se e atuar como co-autor das proposições contemporâneas”, afirmam os irmãos Guimarães.

O público terá acesso a duas exposições, 15 encontros com discussões em torno da arte contemporânea e seus desdobramentos, três colóquios, quatro demonstrações de trabalho, quatro oficinas, dois ensaios abertos do espetáculo Nada, dois ensaios abertos do videodança Nada se move e quatro ciclos de leitura – todos os eventos com entrada franca. Além disso, as apresentações do espetáculo Nada terão preços populares (R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia-entrada). Vale destacar que o CCBB oferece, de terça-feira a domingo, transporte gratuito à comunidade.

A primeira atividade do projeto Espaço Entre será a exposição Rumor, que marca a abertura da Galeria 3, no dia 1º de novembro. Trata-se de uma instalação com mais de quatro mil peças de vidro, uma cadeira vazia e um piano, dos artistas Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli.

Em Rumor há uma economia que faz ecoar as obras de Samuel Beckett e Manoel de Barros. A "prosa de depois do fim do mundo", do dramaturgo irlandês e a documentação das insignificâncias, de Barros. “Essa é a provocação desse espaço obra. Muito do mesmo... Quase indefiníveis em suas particularidades,esses elementos de uma mesma coleção são vistos como um único elemento. Não há mais diferenciação. É quase uma nuvem, mas não transponível. A instalação tem uma tensão entre a eloquência barroca e o minimalismo daquilo que concentramuito de pouco”, afirma a curadora Marília Panitz. A mostra estará aberta ao público até 3 de fevereiro de 2013.

Colóquios e Encontros

No dia 3 de novembro, ocorrerá o colóquio de lançamento do segmento Nada Expandido, cuja proposta é promover conversas sobre a multiplicidade de linguagens e divulgar a programação. Em seguida, acontecerá a série Encontros, com discussões sobre literatura, dança, cinema, teatro, filosofia, artes visuais e performance. Os encontros estão marcados para os dias 6, 7, 8, 13, 20, 22, 27 e 29 de novembro, sempre às 19h30, com entrada franca mediante retirada de senha 60 minutos antes de cada atividade.

A crítica de dança Helena Katz (SP) abrirá a série com mediação de Lenora Lobo, no dia 6 de novembro. Helena é professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e no Curso Comunicação das Artes do Corpo, na PUC-SP, onde coordena o Centro de Estudos em Dança. Lenora é coreógrafa, professora de dança, diretora cênica, bailarina, pesquisadora e escritora.

Eleonora Fabião (RJ), performer e teórica da performance, é a atração seguinte. É professora adjunta e coordenadora do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1997. Lecionou, também, no Performance Studies Departament – na New York University, no Institute of Theater Studies – Freie Universität Berlin e no Acting Program – Norwegian Theater Academy. Ela falará ao público, com mediação de André Lepecki, no dia 7 de novembro.

Lepecki é professor associado no Departamento de Performance Studies, na New York University, instituição onde concluiu seu doutorado. É curador, ensaísta e dramaturgo, além de autor do artigo Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement, traduzido atualmente para sete línguas. É palestrante convidado na Princeton University, Brown University, Universidade de Basel, Freie Universität, Museo Reina Sofia, MACBA, MoMA, entre outrasinstituições de ensino e culturais nos EUA, Europa e Brasil. Atualmente desenvolve trabalho sobre as relações entre escultura e dança. Participa no dia 8 de novembro, com mediação de Eleonora Fabião.

No dia 13 de novembro, será a vez de Ciro Inácio Marcondes falar. Mestre em Teoria Literária pela UnB e doutorando na linha de pesquisa Imagem e Som na Faculdade de Comunicação da UnB, é professor de Cinema do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e estuda o limite entre a poesia e o cinema. O mediador será Pablo Gonçalo, crítico,curador, ensaísta, pesquisador, professor e roteirista de cinema. O foco de sua pesquisa está nos diálogos intermidiáticos entre o teatro pós-dramático e ocinema contemporâneo.

Em seguida, Esmir Filho – um dos mais talentosos diretores de cinema da nova geração – conforme já demonstrou em curtas (um deles em coautoria foi Tapa na Pantera, fenômeno na internet) – participará do bate-papo marcado para o dia 20 de novembro. A mediadora será Roberta Matsumoto, doutora em Letras e Ciências Humanas e professora da UnB.
A diretora, dramaturga e atriz Christiane Jatahy fala ao público no dia 22 de novembro, na companhia de Rita Castro, professora da UnB e doutora em Antropologia pela USP. Christiane montou espetáculos, nos últimos anos, que dialogam com distintas áreas artísticas e novos dispositivos de criação. Em teatro, montou algumas peças que transitavam entre as fronteiras da realidade e da ficção, do ator e do personagem, do teatro e do audiovisual. Rita é professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB desde 1995, ondecoordena o grupo de pesquisa “Poéticas do Corpo”. É atriz-pesquisadora do grupo Teatro do Instante e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra) da USP.

Giselle Rodrigues, professora do Departamento de Artes Cênicas e coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro à Distância da UnB, mestre em Arte Contemporânea pela mesma universidade que leciona e com especialização em coreografia pela London Contemporary Dance School, dividirá a mesa com Yara De Cunto, coreógrafa com passagem no Teatro Guaíra, que vem trabalhando com dança há mais de 30 anos, e fundadora de um dos primeiros grupos de dança de Brasília, o famoso Asas e Eixos. O encontro ocorrerá no dia 27 de novembro.

O último bate-papo do mês, no dia 29 de novembro, ficará por conta de Gê Orthof, professor do Departamento de Artes Visuais da UnB e artista que realiza instalação, performance, vídeo e desenho. Ele terá a companhia de Marília Panitz, curadora e mestre em Arte Contemporânea: Teoria e História da Arte, pela Universidade de Brasília. Desde 1994, atua como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições. É crítica de arte e já publicou artigos em livros, jornais e catálogos.

Oficinas

Nos dias 19, 20, 22, 26 e 27 de novembro ocorrerá a oficina “Sobre um Corpo: ato e hiato”, no Sesc Ceilândia. O intuito é abordar a consciência e as dinâmicas corporais que concentram dois elementos essenciais: presença e ação. Estímulos externos serão os pontos de partida para a criação e transformação de ações físicas. O oficineiro será Leandro Menezes. Não recomendado para menores de 14 anos.

Exibição de filmes

A falta que nos move, dirigido por Christiane Jatahy e Os famosos e os duendes da morte, de Esmir Filho, serão filmes exibidos durante o projeto. O primeiro, nos dia 20, 23 e 24 de novembro, com classificação indicativa de 14 anos. O segundo poderá ser visto nos dias 21, 22 e 25 de novembro, com classificação indicativa de 16 anos. Ambos dialogam com os procedimentos utilizados no processo criativo do projeto Nada Expandido. A exibição dos filmes será sempre às 21h, no cinema do CCBB, com entrada franca.

Serviço:

Projeto Espaço Entre

Projeto que visa fomentar uma reflexão sobre a convergência entre linguagens artísticas diversas, para promover a sensibilização da comunidade e profissionais para o cenário cultural da capital federal, por meio de ações variadas e enriquecedoras. Serão desenvolvidas duas exposições, 15 encontros, três colóquios, quatro demonstrações de processos criativos, quatro ensaios abertos, quatro ciclos de leitura, quatro oficinas, exibição de dois filmes e um espetáculo teatral.

Data: De 1º de novembro de 2012 a 28 de abril de 2013
Local: CCBB (SCES Trecho 2, conjunto 22 - Brasília/DF)
Tel: 61 3108-7600E-mail: ccbbdf@bb.com.br
site: www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_dfEntrada francaO CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h.  



2 comentários:

  1. Lindissima programação! Lepecki anda me inspirando muito. As apresentações dele são muito interessantes. E a Leonora é outra. além de outros especialistas da área também muito interessantes. Eu queria descobrir qual o horáro dessas oficinas do leandro que não está aparecendo. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Isabela! Possso te passar o telefone do Lê pra vc se informar do horário da oficina dele!!!! Passo por sms procê... Vc tem textos do Lepecki que possa disponibilizar aqui ou via e-mail? manda pra mim!!!!! Beijos Lu Lara

    ResponderExcluir