"Se a forma é uma matéria formada, o conteúdo não é outra coisa senão o modo de formar aquela matéria" Luigi Pareyson em Os problemas da estética, Martins Fontes, São Paulo, 2001.
É muita loucura mesmo. Esse protagonismo da arquitetura como forma, muitas vezes inibe o preenchimento do espaço pelo conteúdo. Em outras formas de ver a cidade, como a minha de urbanista, o conteúdo existe a partir do vazio, ou seja, onde não existem edifícios. Cerdá,nosso Leonardo da Vinci do urbanismo, em 1850, estudou a "funcionomia" da cidade. Ou seja, se a fisionomia é a leitura da forma, então a funcionomia seria...
Nossa Viridiana!!!! É puro filme de ficção científica....
ResponderExcluir"Se a forma é uma matéria formada, o conteúdo não é outra coisa senão o modo de formar aquela matéria" Luigi Pareyson em Os problemas da estética, Martins Fontes, São Paulo, 2001.
ResponderExcluirÉ muita loucura mesmo. Esse protagonismo da arquitetura como forma, muitas vezes inibe o preenchimento do espaço pelo conteúdo. Em outras formas de ver a cidade, como a minha de urbanista, o conteúdo existe a partir do vazio, ou seja, onde não existem edifícios.
ResponderExcluirCerdá,nosso Leonardo da Vinci do urbanismo, em 1850, estudou a "funcionomia" da cidade. Ou seja, se a fisionomia é a leitura da forma, então a funcionomia seria...