sábado, 19 de março de 2011

Contato, improvisação e transformação

Fiz contato com o passado. Voltei a algum lugar da minha infância e lembrei do jardim da casa da minha bisavó Maria Luíza. Meu flash de memória não foi sobre nenhum acontecimento ou situação específicos. Foi simplesmente uma sutil sensação, um sentimento gostoso do fato de estar naquele jardim tão florido, cheio de roseiras, e sentir um conforto indescritível. Não me lembro de ter tido acesso a essa lembrança em nenhum outro momento da minha vida. Nessa semana do workshop estudamos a pele, os músculos e os ossos, e para mim ficou claro que entre todas essas camadas existe muito mais memória e informação do que se pode imaginar. Ter acesso a isso, foi uma experiência única e enriquecedora.
Contactei também o presente, no sentido de reconhecer na minha forma de dançar, de rolar no chão e fazer os exercícios de peso, alguns aspectos próprios que encontro no meu dia-a-dia. Isso ocorre na forma de enxergar o mundo e conseqüentemente de me relacionar com as pessoas e comigo mesma. Me observei compreendendo minhas reações, e selecionando o que eu queria manter, e o que eu já não queria mais. Continuo nesse estado até agora e penso ter aberto um espaço para que ele permaneça.
Enfim posso dizer que acabei contactando o futuro. Tenho certeza de que essa soma de sensações e percepções tornará mais completa a minha busca pela consciência corporal e autoconhecimento. Influenciará também as minhas escolhas, e a forma de encarar o que a vida apresentar. Em uma semana muita coisa se transformou, e sobre todos os sentimentos se destaca a gratidão. Sinto-me grata às oportunidades, aos encontros, e sobretudo, de estar consciente de pelo menos parte dessa transformação.

Um comentário:

  1. Nossa Flavinha!!! Muito , muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!! Presente, passado e futuro em um momento só. Contato. Tempo, corpo, presença, a real experiência : a vivência. Momentos especiais esses que a dança, o movimento nos fazem conectar com nós mesmos, numa espécie de comunhão e acasalamento com o mundo em um uno de tudo aquilo que é porque faz sentido, sentido no corpo!

    ResponderExcluir