terça-feira, 1 de maio de 2012

Oficinas gratuitas do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Gaúcha




O Festival do Teatro Brasileiro – Cena Gaúcha chega ao Distrito Federal e Goiás, de 03 de Maio a 04 de Junho.




Para ver a programação completa acesse: http://www.alecrim.art.br/2012/df.html
 
As oficinas, focadas na qualificação profissional, serão gratuitas e as inscrições solicitadas pelo e-mail: teatro@alecrim.art.br

 
PROGRAMAÇÃO OFICINAS - BRASÍLIA:

30 de Abril a 02 de Maio
Oficina: Viewpoints e Intervenções Arquitetônicas com Daniel Colin
Local: FUNARTE – Sala de Ensaio
Horário: 18:30 as 22:30

 
Viewpoints é uma filosofia traduzida em técnica de improvisação que possibilita um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos e gestos. Esta técnica é muito utilizada para treinar performers, construir um grupo e criar movimento para o palco. Viewpoints é uma gama de nomes dados a certos princípios do movimento através do tempo e do espaço; nomes estes que constituem uma linguagem que discorre sobre o que acontece em cena. São nove os Viewpoints Físicos, subdividos em duas categorias: Tempo (Tempo, Duração, Resposta Cinestésica e Repetição) e Espaço (Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia).
Intervenções Arquitetônicas: O objetivo do workshop é focar a técnica de Viewpoints sobre a arquitetura de um espaço pré-determinado para, com isso, pesquisar as possibilidades dramáticas que se originam deste local. Esta idéia vem embasar a pesquisa do oficineiro sobre a importância da teatralização de espaços urbanos já que "trabalhar a partir da abordagem e apropriação teatral da silhueta urbana, supõe a consciência da transformação do uso do espaço da cidade, e isso possibilita que surjam novos vínculos entre espetáculo e público. Estes vínculos se edificam através da resignificação do uso do espaço urbano, da transformação da condição dos transeuntes e (...) do conseqüente o estado de prontidão do ator." (André Carreira – Doutor em Teatro).


 







16 a 20 de Maio
Oficina: Verticalidade Cênica com o Grupo Falos & Stercus
Local: FUNARTE – Teatro Plinio Marcos
Horário: 14 as 17h

 
A Oficina Verticalidade Cênica com o Falos & Stercus, desenvolvida pelos atores Fábio Cunha, Jeremias Lopes e pelo diretor Marcelo Restori, tem como princípio fundamental desenvolver as técnicas radicais do rappel para transformá-las em material de expressão cênica. Nestes encontros, o jogo dramático e a técnica proposta se mesclam para a construção de uma linguagem híbrida e de expressão artística. O rappel cênico faz parte das investigações interdisciplinares do Falos & Stercus, pesquisa que vem sendo construída ao longo dos 21 anos de existência do grupo e que o faz ser reconhecido pelo seu caráter original e de exceção.


 

26 a 28 de Maio:
Oficina: Desvios em Espaço Urbano com Patrícia Fagundes
Local: FUNARTE
Horário: 14 as 18h – Sala de Ensaio

 
A oficina propõe o desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano que repensam a relação ator-espectador e os procedimentos cênicos na rua, de acordo com o modelo da intervenção Desvios em Trânsito, articulada pela Cia Rústica desde 2010. A idéia de desvio e de encontro é o eixo norteador para a criação.
Através de uma metodologia colaborativa e festiva, de acordo com os procedimentos criativos da companhia, os participantes desenvolverão propostas autorais para a realização de uma intervenção urbana, valendo-se do seu repertório imaterial e material (figurinos, objetos, elementos pessoais). A partir do conhecido, ações insólitas que perturbem o automatismo diário, que desconcertem, surpreendam, divirtam, provoquem; provocações de desvios das trajetórias retilíneas do cotidiano. As ações não necessitam conexões óbvias: as conexões serão realizadas, ou não, pelas pessoas que observam. A reação está a cargo das pessoas da cidade, das conexões que possam estabelecer com suas vidas, com os outros, com o mundo.

 







28 de Maio a 01 de Junho
Oficina: Vivência no Teatro de Sombras com Alexandre Fávero
Local: FUNARTE
Horário: 18 – 22h – Teatro ou Sala de Ensaio

 
As atividades desenvolvidas na Vivência têm como foco a investigação da linguagem do teatro de sombras como uma forma, um gênero e não só como a mera reprodução de técnicas tradicionais do teatro de sombras. A investigação tem como ponto de partida do seu processo criativo a experimentação, o que possibilita o surgimento de dúvidas e questionamentos e conseqüentemente o avanço nas novas pesquisas, individuais ou coletivas, mantendo viva a inquietação necessária aos corajosos aventureiros do MUNDO DAS SOMBRAS.



 
02 a 04 de Junho
Oficina: Silêncio e Memória das Palavras – Dramaturgia de Teatro para a Infância
Local: FUNARTE
Horário: Sábado e domingo: 10 as 18h (intervalo para almoço) – Sala de Ensaio
Segunda: 14 as 18h – Sala de Ensaio

 
Este trabalho se propõe a construção de uma dramaturgia infantil a partir de textos literários da LIJ Brasileira juntamente às memórias de infância. Este trabalho justifica-se, pois embora o cenário atual da literatura infantil tenha um elenco formidável de autores e obras, em alguns meios ainda persiste a concepção de que esta literatura seja um gênero literário menor e que se presta ao utilitarismo pedagógico, o que foge ao aspecto artístico de encenações contemporâneas. O presente estudo se fundamentará na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, e na Teoria do Efeito de Wolfgang, teorias que elevam o leitor à condição de co-autor. Após a reflexão dos textos constitutivos de nosso corpus, consideraremos como os mesmos propiciam a participação da plateia na produção de significados. Além disto, o processo criativo em oficina será realizado com enfoque na obra Estética relacional, de Nicolas Bourriaud, em que sugere o estado de imersão coletiva no ato criativo. Desta forma, simularemos uma residência artística de produção dramatúrgica para a Infância em que não somente a palavra, mas também o roteiro de ações possa contribuir para uma dramaturgia aberta.



Um comentário:

  1. Sei que a primeira oficina que parece ser uma das mais interessantes já começou ontem.... Mas, quem sabe vc chegando hoje lá ás 18.30 ainda consegue fazer.... Fiquem de olho nas outras....A do dia 26 à 28 demaio parece bem legal!

    ResponderExcluir